terça-feira, 30 de outubro de 2012


 
 
ENCONTRO PARA JOVENS: XXX Domingo do Tempo Comum.

TEMA: Brasil Missionário, Partilha tua Fé!

Material a providenciar antes do encontro: uma faixa onde esteja escrito: Brasil missionário partilha a tua fé; folhas com nomes de cada membro do grupo, velas, música instrumental.

Iniciamos o encontro com uma música missionária ou que fale da fé.

Introdução:

Estamos no final do mês missionário. No decorrer deste tempo, refletimos sobre o convite e a necessidade de partilhar a própria fé em um processo de aprofundar o que significa seguir a Jesus. O evangelho deste domingo apresenta Bartimeu, que representa todos os que buscamos Jesus com sinceridade.

Dinâmica inicial:


Antes da reunião os coordenadores preparam o ambiente. No centro da sala, põem no chão um pano colorido, uma Bíblia, uma vela e a faixa.

Convidar a ler todos juntos a faixa. O(s) coordenador (es) lança um questionamento: qual é a relação que existe entre o tema do mês de outubro e os encontros do grupo? Depois, o coordenador põe sobre a palavra Brasil uma folha com o nome de um membro do grupo e lança a seguinte pergunta para a pessoa: o que ajudou você durante estes encontros a partilhar a sua fé? (Ou outra pergunta que for considerada oportuna). A seguir, coloca-se o nome de outra pessoa; assim, até que todos os membros tenham compartilhado. No final, o coordenador deve “amarrar” o que foi falado, recolhendo as ideias fundamentais.

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA NOSSA VIDA: (Pode ser utilizado o folheto dominical ou a Bíblia para acompanhar as leituras).

Ø  Mc 10, 46-52                    

        

Ideias centrais:

·         Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho: o protagonista de hoje é conhecido pelo nome e por três características: a cegueira, a mendicância, e o fato de estar sentado à beira do caminho. O evangelho de Marcos nos apresenta neste texto uma triple realidade dos discípulos de Jesus, que em determinados momentos, é também a nossa realidade:

a)      Cegos para compreender na prática o que significa seguir Jesus.

b)      Mendigos porque esperamos receber dos outros e não dar. Receber compreensão, receber elogios, receber ânimo, receber atenções, receber...

c)       Sentados à beira do caminho. Lembra-nos a parábola do semeador: a semente que cai à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas logo vem satanás e tira a Palavra que foi semeada neles (Mc 4, 15). Satanás representa as escolhas que cada um de nós faz no caminho contrário ao projeto de Deus. Escolhas como ambição, mentira, violência, preguiça, “passar a perna no outro”, ciúmes, inveja. As consequências que se derivam destas escolhas quebram as relações de fraternidade, por isso a Palavra que foi semeada é tirada.

·         Começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. Bartimeu decide chamar Jesus. Ele grita. Ele faz uma escolha que o tira de sua inércia e o põe em movimento. No conteúdo de seu grito revela a ideia que ele tem de Jesus: filho do rei Davi que vai salvar seu povo da dominação dos romanos e não que Ele é Filho de Deus revelando o projeto do Pai.

·         Muitos o repreendiam para que se calasse. É incrível o que acontece quando uma pessoa que se encontra afastada, decide pôr-se em movimento. Normalmente, as pessoas desanimam quem decide tomar uma atitude para se encontrar com Deus.

·         Mas ele gritava mais ainda. Bartimeu não saiu do lugar, não pediu ajuda a ninguém, mas com o único que ele tinha (a voz) faz a mesma ação com muito mais força.

·         Então Jesus parou e disse: “chamai-o”. Com certeza, Jesus não era surdo. Aguardava alguma outra ação por parte de Bartimeu? Diante da insistência, decide dar-lhe atenção. Jesus não vai até Bartimeu, por acaso Ele queria testar se Bartimeu decidia-se a dar mais um passo, fazer algo mais que gritar.

·         O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Sem ajuda de ninguém, Bartimeu fez três ações:

a)      Jogou o manto: o manto simboliza as seguranças pessoais, sua dependência da mendicância, seu passado. Uma vez que joga o manto, está pronto para acolher a verdade que liberta, que é Jesus e sua proposta.

b)      Deu um pulo: e ao pular acorda o espírito, solta a liberdade, assume a responsabilidade de ir até Jesus.

c)       Foi até Jesus: fez uma escolha que transformou a sua vida. Ele sozinho jogou fora uma vida que vivia do constante pedir à beira do caminho.

·         Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” Jesus pergunta para Bartimeu ser consciente do que ele quer e ao mesmo tempo formular o seu pedido.

·         “Mestre, eu quero ver de novo”. Agora, não chama a Jesus de “filho de Davi”, mas o chama de Mestre; e manifesta seu profundo desejo ante Aquele que é uma referência: “eu quero ver de novo”. Isso significa que um dia Bartimeu enxergava. Os ideais que não são de Deus o cegaram...

·         Jesus disse: “vai, a tua fé te curou”. Única condição para receber a cura: a fé. Mas uma fé capaz de transformar a própria vida.

 

Ø  Após a leitura dos textos bíblicos realiza-se uma breve reflexão. É importante pôr em relação o que foi partilhado na dinâmica com o desafio que as leituras bíblicas nos apresentam.

 

Ø  PROPOSTA: Colocar uma música instrumental de fundo. Pôr um pano sobre os olhos de cada membro do grupo. Pedir para se movimentar no espaço com cuidado para não tropeçar. Em um momento determinado convidar para que cada um escolha um lugar para ficar à beira do caminho. Devem estar quietos, parados. Cada pessoa pode escolher a postura que melhor reflete sua condição de pedir. Após um tempo, o coordenador (es) acende uma vela, aproxima-se de um dos jovens e pergunta: o que você quer que Jesus faça? Após a resposta, tira o pano dos olhos e entrega a vela acesa. Esse jovem vai com a vela acesa até outro jovem e faz o mesmo. Podem ser várias pessoas ao mesmo tempo. Quando todas as pessoas receberam a luz, todos se posicionam em círculo, de mãos dadas, partilham a experiência e finalmente rezam o Pai Nosso.

Ø  ENVIO: o (s) coordenador (es) realizam o envio missionário:

Bartimeu são os discípulos que abrem os olhos com a graça de Jesus e o seguem no caminho da cruz. Bartimeu é cada um de nós: Jesus nos ajuda a abandonar o “manto” do egoísmo e da submissão às ideologias dominantes. Jesus nos ajuda a nos tornar conscientes da missão que temos de anunciar a fé e construir relações de irmãos.

·         Por isso, _________(nome da pessoa) como discípulo/a missionário/ te envio a ser testemunho do amor do Pai e a partilhar a fé com as pessoas que você se encontra no seu dia a dia, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

·         A pessoa que recebeu o envio será quem vai dar o envio a quem está ao seu lado. Até todos terem recebido o envio e terem enviado à missão.

·         Concluímos o encontro com um canto de missão.

 

Ir. Ana Belén – Vila Verde / Acre

0 comentários:

Postar um comentário