quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PASTORAL JUVENIL VOCACIONAL

Encontro para jovens
Um espaço para oração, reflexão e partilha

Desde o mês de julho quando nos encontramos enquanto equipe da Pastoral Vocacional da Delegação, foi colocada a proposta de promover um encontro (acampamento) com as jovens, vocacionadas ou não, a fim de oferecer às mesmas um espaço de oração e experiência de Deus. Um encontro que seria aberto a todas as comunidades de Belo Horizonte, norte de Minas e Governador Valadares. E seria realizado em Belo Horizonte, com um pouco de restrição a pessoas mais próximas às Irmãs ou de forte atuação na comunidade paroquial..
Encontramos-nos no Centro Pedagógico Anunciata nos dias 20 e 21, na nossa escola na comunidade de Glória, isso por um problema de última hora com a proprietária da casa onde seria realizado o encontro. O fato é que foi ótima a experiência, estrutura suficiente para nossa proposta. O encontro foi coordenado pelas Irmãs Mônica e Marina e com colaboração da Ir. Penha. As irmãs de Valadares e Francisco Sá optaram por não participarem com nenhuma jovem. Irmã Penha e Aline vieram de Montes Claros.
O convite foi feito às jovens com manifestação vocacional ou não. Das jovens convidadas quatro aderiram a nossa proposta, e valorizaram muito a experiência na avaliação final. Já temos um novo encontro marcado para fevereiro com  data a ser marcada.
A dinâmica do encontro no sábado e no domingo foi distinta. No sábado, dia dinamizado por Ir. Mônica, nossa proposta era trabalhar a dimensão da experiência de Deus mais especificamente a partir do chamado à vida. Foram destacados personagens como Abraão, Moisés, os profetas, partindo do texto da sarça ardente, (Ex 3, 1-6). O tema “Tire as sandálias porque o lugar em que te encontras é uma terra santa”, foi a tônica do encontro. Após o momento de oração inicial tivemos a reflexão em torno do chamado à vida utilizando massinhas para que cada uma expressasse sua experiência de sentir-se criatura de Deus. Em um segundo momento foi trabalhado a história pessoal, em que cada uma das jovens teve a oportunidade de falar de seu núcleo familiar. Depois foi feita a dinâmica da árvore em que foram destacados a raiz, o tronco, os galhos e os frutos, sendo colocado em cada área, pessoas de destaque na educação religiosa, espaços onde foram desenvolvidos estes valores, os momentos chaves e os frutos colhidos da educação recebida respectivamente. A partilha em duplas desta atividade foi muito válida e enriquecedora para cada uma.
O domingo foi dinamizado por Ir. Marina. Como estava proposto, a reflexão foi em torno à pessoa de Jesus Cristo e a proposta seria também uma breve reflexão sobre a figura de Maria no projeto do Deus, porém o tempo não permitiu, ficando este tema para uma próxima oportunidade. A dinâmica do dia teve inicialmente um momento de interiorização, com o objetivo de situarmos no local onde estávamos. Utilizou-se mantras intercalando com momentos de silêncio, em seguida foi realizada a leitura orante da Palavra de Deus, o texto escolhido foi Mc 4, 35-41 (a tempestade acalmada). Depois foi apresentado um clip com a música do Padre Zezinho “Um certo Galileu” deixando espaço para algumas manifestações acerca da música e das imagens. Em seguida foi entregue um texto com uma síntese do projeto de vida de Jesus, para reflexão pessoal e depois a partilha na sala. Na colocação em comum as jovens demonstraram interesse, e pelas apresentações feitas manifestaram que realmente haviam refletido de forma profunda o texto proposto. Depois do almoço, dando continuidade as reflexões em torno da pessoa de Jesus Cristo, após uma breve introdução foi entregue uma folha com um quadro, neste a proposta de perscrutar o projeto de vida de Jesus em sua forma de atuar, buscando suas características, situando um relato bíblico, descobrindo a intenção de Jesus e o ensinamento para hoje. Esta dinâmica foi realizada em dupla. Percebeu-se novamente muita seriedade das duplas e foi avaliado pelas jovens como muito interessante refletir e tomar contato com a pessoa de Jesus através de suas características que se apresentam em sua atuação.
Como sempre, temos contratempo, ele impediu a realização de tudo que tinha sido programado. Era de interesse das jovens assistirem o filme que estava na proposta do sábado e que não foi possível por problemas técnicos, sendo então impedimento para realizar a última reflexão do dia que seria em torno da figura de Maria, fica para o próximo encontro em fevereiro.
Queremos dizer que valeu a pena!
                                                       Irmãs Mônica, Penha e Marina






0 comentários:

Postar um comentário