quarta-feira, 14 de novembro de 2012

 
 
 
ENCONTRO PARA JOVENS: XXXIII Domingo do Tempo Comum.
Material a providenciar antes do encontro: dois cartazes, em um estará escrito: “Tudo passa e tudo fica, mas nós temos que passar, passar fazendo caminho”; no outro estará escrito: “Caminhante, não há caminho, caminhando é que se faz o caminho e quando voltamos o nosso olhar para trás, vemos o caminho que nunca mais voltaremos a fazer”; Folhas e canetas de várias cores.
Iniciamos o encontro com uma música – à escolha –
Introdução:
No calendário ocidental o ano inicia no dia 1 de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. Esta data é celebrada e festejada na família e com os amigos. Mas nem todos os calendários são assim. Para os chineses, o ano conclui e inicia-se depois do nosso. Também eles celebram e festejam.
O calendário cristão não coincide com o calendário civil ocidental. Ele conclui em novembro, e inicia, dependendo do ano, em novembro ou dezembro, pois é um calendário móvel.
Neste domingo, dia 18, estamos quase no final do calendário cristão, pois é o penúltimo domingo. A liturgia nos convida a refletir sobre a transitoriedade da vida e a esperança.

Dinâmica inicial:

Antes da reunião o(s) coordenadores preparam o ambiente. No centro da sala põem no chão um pano colorido, uma Bíblia, uma vela e os cartazes.
Dinâmica: “O slogan”
Todos estamos sentados em círculo, de preferência. O coordenador/a chama a atenção para os cartazes e convida a expressar o que significa essas mensagens e os sentimentos que provocam. A seguir, solicite que, em duplas, se lembrem de dois slogans publicitários que passam na televisão. Uma vez compartilhado, refletir sobre a mensagem que nos quer ser transmitida, se está relacionada com os valores importantes para a vida ou se está direcionada a despertar o desejo de consumir mais e mais.
A PALAVRA DE DEUS ILUMINA NOSSA VIDA: (Pode ser utilizado o folheto dominical ou a Bíblia para acompanhar as leituras).
Ø  Mc 13, 24-32                        
          
Ideias centrais:
ü  Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais... O texto evangélico está falando do fim do mundo. Assim como o primeiro livro da Bíblia, Gênese, fala da criação do mundo. Não podemos esquecer que a Bíblia é um livro que trata das grandes perguntas do ser humano desde a fé. Não é um livro de ciência. Por isso, o fundamental é que no início – na criação - e no fim do mundo, Deus está presente, porque Deus existe desde sempre.
ü  Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Jesus é o Filho do Homem, título que se refere ao Messias, ao esperado. E Ele virá com poder e glória. Imagem que nos diz que nós somos criaturas, enquanto Ele é Deus.
ü  Aprendei da figueira (...) quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Jesus traz uma imagem muito bem conhecida pelos seus contemporâneos. Nós também conhecemos sinais na natureza que nos dizem quando o verão ou o inverno está próximo.
ü  Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. A que tipo de coisas se refere Jesus? A tudo o que Ele explicou no início do Evangelho de hoje. E se esses são os sinais do fim do mundo. O mais importante é que ele, o Filho do Homem, está próximo, às portas. Assim, aconteça o que acontecer, Ele está nos aguardando.
ü  O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. O céu e a terra são obras de Deus, criação, mas Deus e sua Palavra não passarão jamais, permanecem para sempre.
ü  Quanto àquele dia e hora ninguém sabe (...) somente o Pai. Não adianta viverem sufocados nem angustiados. Quando for de acontecer, acontecerá. Vivemos no ano de 2012 e até hoje, apesar de grandes desastres, calamidades, guerras, sofrimentos, injustiças o mundo continua. Vivamos confiantes em Deus, que se encontra no início da vida e de nossa vida, no fim do mundo e no fim de nossa vida, às portas, nos acolhendo e chamando para a vida eterna.
Ø  Resgatar a dinâmica inicial: a transitoriedade da vida, onde tudo o que é material ou status passa e nada permanece; onde o único que fica e nos acompanha é a fé e os valores evangélicos que vamos assumindo na nossa vida. É a fé e o nosso compromisso evangélico que no fim da vida nos acompanham no nosso encontro com Cristo.
Ø  Após a leitura do texto bíblico e da reflexão, serão organizados vários grupos, devem-se distribuir folhas de papel e canetas coloridas. Lembrar que um slogan é uma mensagem que expressa uma ideia, apresentada em frase curta, criativa; pode ser acompanhada com desenho. Motivar os grupos para criar um slogan sobre a sua experiência de Jesus e sua mensagem de esperança. Outra opção seria não utilizar papel e caneta, mas que o grupo crie um slogan falado com rima, cantado, com coreografia, etc.
Ø  Os slogans serão apresentados. O coordenador/a acolherá as apresentações e resgatará as ideias centrais. 
Ø  Concluímos o encontro formando um círculo, de mãos dadas, e fazendo uma oração espontânea. Sugere-se cantar o refrão: “Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz”.
Ir. Ana Belén -  Vila Verde / Acre
 
 


0 comentários:

Postar um comentário