segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ENCONTRO PARA JOVENS

 
ENCONTRO PARA JOVENS: XXXII Domingo do Tempo Comum.
TEMA: A VERDADEIRA RELIGIÃO
Material a providenciar antes do encontro: uma vela para cada jovem
Iniciamos o encontro com uma música – a escolha –
Introdução:
Vivemos numa sociedade que nem sempre compartilha os valores do Evangelho. Ainda encontrando valores atraentes, sempre nos devemos perguntar se isso é o que Jesus propõe, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Dinâmica inicial:

Antes da reunião o(s) coordenadores preparam o ambiente. No centro da sala colocam no chão um pano colorido, uma Bíblia, uma vela.
Dinâmica: “O VALOR”:
Todos estamos sentados em círculo, de preferência. O coordenador/a iniciará convidando a uma/a jovem do grupo para ficar no meio (já está combinado anteriormente com a pessoa). Este/a jovem vai dizer: “Eu sou importante porque uso tênis de marca (ou outra peça de roupa ou calçado), minha roupa tem etiqueta”. Deixar o grupo reagir. Em um momento dado perguntar: quem tem mais valor? A pessoa vale pelo que é ou pelo que tem? Por quê? O coordenador/a deve instigar o grupo a estabelecer um paralelo entre aqueles que se consideram importantes pelas aparências e o que Jesus nos diz. Deixar que as pessoas deem sua opinião, só depois convidar para ler o evangelho.
 
A PALAVRA DE DEUS ILUMINA NOSSA VIDA: (Pode ser utilizado o folheto dominical ou a Bíblia para acompanhar as leituras).
Ø  Mc 12, 38-34                        
          
Ideias centrais:
ü  Jesus dizia no seu ensinamento: Tomem cuidado com... eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas, gostam das primeiras cadeiras... e dos melhores lugares. Jesus nos alerta sobre as pessoas que gostam de aparecer diante dos outros. Nos alerta a respeito dos doutores da Lei, aqueles que participam da religião e no templo, dos que gostam de ser cumprimentados e elogiados. Jesus nos alerta porque nem toda aparência revela o que se vive e se tem por dentro.
ü  Jesus estava no templo, diante do cofre das esmolas, e observava como as multidões... o texto evangélico nos contextualiza. Jesus estava no templo em um lugar determinado observando. Essa atitude nos põe de manifesto a necessidade de aprender pela observação a realidade que acontece. Ele não interfere, mas aprende com o que vê.
ü  Jesus chamou os discípulos e disse. Só depois de observar, Jesus vai-se manifestar. E é um ensinamento para os discípulos, parece que ele não está interessado em armar a barraca ou chamar atenção. Simplesmente diz a partir do que todas as pessoas podiam observar.
ü  Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. O que todos podiam ver com seus próprios olhos e interpretar, Jesus o expressa com suas palavras. No entanto, isso significa mudar a lógica do que é contribuir, pois na sociedade quem possui mais, é quem mais tem; quem mais depositou foi quem mais deu. Desde que parâmetros Jesus faz essa leitura?
ü  Todos deram o que tinha de sobra, enquanto ela na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que tinha para viver. A chave de leitura encontra-se no fato de dar tudo o que tinha para viver. Isso, para nós, torna-se incompreensível. Como dar tudo o que se tem para viver? Implica entregar-se totalmente a Deus (não esqueçamos que a esmola é no templo) para Ele ser o centro e sentido da nossa vida. Entregar-se em suas mãos acreditando que Ele guia os nossos passos, abre as portas que devemos passar e fecha outras (que podem parecer atraentes) pelas que não devemos entrar.
ü  Importante ressaltar que Jesus chama no início do texto, a nossa atenção para o que não devemos fazer, mas em momento algum Ele julga as pessoas que assim atuam. Observa e percebe o que acontece, mas não emite juízos sobre quem assim age. Jesus nos respeita tanto que mostra o que não devemos fazer, mas em momento algum nos julga ou põe em ridículo.
 
Ø  Após a leitura do texto bíblico e da reflexão, convide-se a fechar os olhos (uma música instrumental de fundo) e observar na própria vida em que momentos procuro ser visto e recompensado; em que momentos me entrego desinteressadamente. Depois me pergunto qual é o lugar de Deus na minha vida e que tipo de oferta eu costumo fazer.  
Ø  A coordenação motivará um momento de partilha. O jovem se levantará, pegará uma vela pequena, acenderá a vela grande que está perto da Bíblia e acesa desde o início do encontro e partilhará seu momento de reflexão.
Ø  Após este momento, o coordenador do grupo recolherá o partilhado no encontro todo, desde a dinâmica, e convidando a viver segundo os ensinamentos de Jesus, inicia a oração do Pai Nosso.
Ø  Terminamos com um canto.
 
Ir. Ana Belén – Vila Verde - Acre


0 comentários:

Postar um comentário