quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ENCONTRO DA EQUIPE DE PJV DA DELEGAÇÃO ANUNCIATA
Governador Valadares - Novembro / 2013
 

 
GOVERNADOR VALADARES – 16 – 17 de novembro
 
Reunimos-nos as Irmãs: Rozilene, Penha, Mônica e Marina, segundo nossa programação, para refletir e preparar o dia da PV no nosso encontro de janeiro.
 
Chegamos a Valadares na sexta feira. Inicialmente tivemos a oportunidade de participar da missa com a juventude da paróquia Santana, no Ibituruna, foi coincidência, pois não estava previsto na data, mas foi uma oportunidade interessante, poder participar junto com os jovens.
 
No sábado pela manhã após as Laudes e café. Iniciamos nossa reflexão, com um canto de invocação ao Espírito Santo. Seguido pela mensagem: “Dê-me seu olhar, Senhor...” que nos ajudou a entrar na dinâmica da proposta de reflexão. Para situar-nos no momento que cada uma vive realizamos um exercício (relax) para interiorizar e tomar consciência dos ruídos internos, dos incômodos que experimentamos. Em seguida tomamos nas mãos a Palavra e no evangelho de Mt 8,23-27, meditamos e partilhamos seguindo as orientações da Lecio Divina. O que nos fez refletir nossos medos, inseguranças, nossa falta de fé e das vezes que pedimos socorro, força, fé...
 
O dia teve sequência com a re-leitura da nossa caminhada vocacional, onde tivemos um tempo pessoal de meditação para relembrar o despertar vocacional, dos primeiros contatos com a Congregação até o momento atual. Foi apresentado um PowerPoint com algumas reflexões, provocações e perguntas para ajudar nesta dinâmica. Foi muito bom fazer este passeio e contemplar nosso caminhar, recordar momentos, pessoas, palavras, desafios passados e atuais,... Mas Deus continua animando nossa vida, bem vivo e presente, ainda que não O percebemos. A dinâmica levou-nos a partilhar com simplicidade, abertura, serenidade, mesmo que muitas inquietações nos acompanhem.
 
Foram colocados também alguns vídeos para ajudar a refletir e interiorizar, nossa realidade pessoal, e comunitária que vivemos nas diferentes comunidades, com o objetivo de nos dar ânimo no caminhar diário.  
 
Como estava previsto dedicamos um tempo para preparar nossa contribuição no encontro de janeiro.
 
Agradecemos ao Senhor, às Irmãs de nossas comunidades que não colocaram impedimento para que cada uma se ausentasse para participar deste momento, e pela oportunidade que tivemos de encontrar, refletir e partilhar a vida.
 
“Este tesouro o levamos em vasos de argila...” (2 Cor 4,7)
 
Ir. Marina, Ir. Mônica, Ir. Rozilene e Ir. Penha.
 


 

0 comentários:

Postar um comentário