terça-feira, 2 de outubro de 2012

PASTORAL DA JUVENTUDE
 
 



ENCONTRO PARA JOVENS:
 XXVII Domingo do Tempo Comum.
TEMA: Brasil Missionário, Partilha tua Fé!
Material a providenciar antes do encontro: gravuras de casais e famílias sorrindo, brigados, alterados, cada um isolado, etc., ou fazer um PowerPoint com imagens pesquisadas na internet; papel ou cartãozinho com a pergunta de reflexão para cada membro do grupo.
Iniciamos o encontro com uma música missionária. Sugestões:
·         Senhor, se Tu me chamas
·         Vai, vai missionário
·         Outro...
Introdução: Neste mês de outubro celebramos a dimensão missionária da Igreja. Cientes de que somos cada um de nós, os protagonistas da nova evangelização, iniciemos o nosso compromisso missionário nas nossas famílias, pois sabemos que as palavras que não são acompanhadas pelo testemunho são levadas pelo vento. Já nos alerta a carta de Tiago: “Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!” (Tg 2, 18).
Ø  Convidar o grupo a escolher alguma das gravuras que se encontram no centro da sala (ou assistir o PowerPoint).
Ø  Partilhar a escolha da imagem.
Ø  Após a partilha, sugerir uma reflexão pessoal. Distribuir um cartão ou papel com a seguinte pergunta: Qual deve ser a relação entre o casal? Escrever a resposta no mesmo papel.
Ø  Partilhar a reflexão pessoal em duplas ou grupos. Motivar para que este seja um momento de diálogo e acolhida na diversidade de opiniões. (Quem coordena o tema deve observar o desenrolar da atividade proposta). Solicitar a cada grupo ou dupla que escolha um refrão ou música que expresse as opiniões.
Ø  Partilha no grupão:
1.       O refrão ou música escolhida;
2.       Pontos em comum durante o diálogo;
3.       Dificuldades no diálogo;
4.       Divergências de opiniões.
A PALAVRA DE DEUS ILUMINA NOSSA VIDA: (Pode ser utilizado o folheto dominical ou a Bíblia para acompanhar as leituras).


* Gn. .2, 20-24 - O texto faz parte do relato da criação.
 
Idéias centrais:
 

·         Não é bom que o homem esteja só. Somos criados para nos relacionar. Deus não nos criou para a solidão.

·         A mulher é criada ao lado do homem. Do lado do coração do homem porque há igualdade na diferença. Tornam-se companheiros um do outro.

·         O sono profundo no qual Deus faz cair o homem. É um sinal do mistério que cerca a relação homem-mulher.

·         E eles serão uma só carne. O homem e a mulher necessitam-se, admiram-se e atraem-se mutuamente, unem-se e formam uma só carne. São duas pessoas livres e conscientes que vivem em comunhão e se realizam mutuamente sem anular-se em sua individualidade. Quando o homem e a mulher se unem na relação matrimonial, estão obedecendo ao projeto de Deus.

* Mc. 10, 2-16 - A família como eexpressão do amor de Deus
Idéias centrais:

 
 
·         Os fariseus. Pessoas, homens, que interpretavam a Sagrada Escritura, participavam de escolas rabínicas, onde se discutia sobre os motivos que justificavam o divórcio, permitido pela lei judaica.

·         Divórcio. Só o homem podia solicitá-lo, pois eles tinham a mentalidade de que a mulher era propriedade do homem. Com base no escrito no livro do Deuteronômio capítulo 24 versículo 1, eles podiam facilmente encontrar motivos para o divórcio.

·         A atitude de Jesus. Para Jesus, a lei sempre deve estar a serviço da vida da pessoa, seja homem ou mulher. Jesus não nega a lei judaica, mas a coloca no seu lugar: “foi por causa da dureza de vossos corações”. Jesus argumenta desde o plano inicial do criador (Gn 2, 24).

·         A separação não se dará por qualquer motivo. Por que Deus criou o homem e a mulher com a mesma dignidade e a mesma liberdade.

·         Em casa, os discípulos fizeram novamente as perguntas. A casa, a comunidade é o espaço de diálogo e do discernimento. É lugar da acolhida, do abraço e da bênção.

·         As crianças. São as mais afetadas pelas atitudes egoístas e insensatas dos adultos.

 

Ø  Após a leitura dos textos bíblicos e de realizar uma reflexão, propicie-se um diálogo onde se partilhem experiências de família, sonhos, esperanças...

 

Ø  Sugere-se cantar a música do Pe. Zezinho: Oração das famílias.

 
Para concluir, prepare-se um ambiente musical que possa favorecer a oração. Oriente cada membro do grupo a rezar no fundo do seu coração, pela sua família, pelas
 


Ø  relações que constroem e a comprometer-se com uma ação concreta como missionário que partilha a fé na vida de cada dia.

 

Ø  Finalmente, pode-se concluir com um canto a Nossa Senhora.

 

Ir. Ana Belén  - Vila Verde (Acre)


 

0 comentários:

Postar um comentário