sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PASTORAL  JUVENTUDE VOCACIOANAL - PJV
 


 
ENCONTRO PARA JOVENS: XXVIII Domingo do Tempo Comum.
TEMA: Brasil Missionário, Partilha tua Fé!
Material a providenciar antes do encontro: folhas, corações de papel, toalha, bíblia, flores, lápis, revistas, música P. Zezinho, música instrumental.
Iniciamos o encontro com uma música missionária.
Introdução:
O lema deste mês é “Brasil missionário, partilha tua fé”. Crescer na fé para depois partilhá-la significa seguir a Jesus nos seus valores e atitudes. Estes devem orientar nossa vida. A vida de cada jovem, pessoa que enxerga em Jesus o mestre, transforma-se em missão. Hoje, somos desafiados com amor; a resposta é totalmente pessoal, não é suficiente desejar... Preciso-me decidir usando a minha liberdade!

Dinâmica inicial:

Apresentamos algumas sugestões, das quais se deve escolher uma:
a)      Entregar a metade de uma folha (pode ser de rascunho, utilizada anteriormente por um lado) e convidar a escrever ou desenhar o que a pessoa tem de mais importante, de maior valor na sua vida.
b)      Deixar sobre a toalha várias revistas (pelo menos uma por pessoa) e escolher uma foto que expresse o que tem de mais importante ou valioso na sua vida.
c)       Pedir que os membros do grupo fiquem em dupla, cada dupla deve partilhar o que tem de mais importante na sua vida e não quer largar de jeito nenhum. Depois a dupla deve preparar, através do mimo, aquilo que é mais valioso para cada um.
No momento da partilha, cada pessoa explicará suas escolhas. No caso de ter escolhido a opção “c”, cada dupla deve realizar as apresentações e o grupão deve adivinhar de que se trata.
Após as partilhas, o coordenador (es) do tema deve “amarrar” o compartilhado, recolhendo as ideias fundamentais.
A PALAVRA DE DEUS ILUMINA NOSSA VIDA: (Pode ser utilizado o folheto dominical ou a Bíblia para acompanhar as leituras).
Ø  Sb 7, 7-11                          
 
Ideias centrais:
·         Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei. E veio a mim o espírito de sabedoria. A oração é uma súplica e um pedido sincero que brota do coração. Deus escuta as nossas súplicas e concede, no momento que Ele considera oportuno e desde a maneira melhor para cada um de nós, aquilo que pedimos.
·         Preferi a sabedoria aos cetros e tronos (...) julguei sem valor a riqueza. A sabedoria indica o caminho a seguir, as atitudes de cada dia, como estar e como resolver as dificuldades e problemas que se apresentam. Diante da sabedoria, a riqueza carece de valor.
·         Amei-a (a sabedoria) mais que a saúde e a beleza. A saúde e a beleza são passageiras. Um dia todos conhecemos a doença; com os anos a beleza murcha. Hoje cuidamos muito da saúde e da beleza (o que é importante, mas não o mais importante). A felicidade está relacionada com a arte de saber viver, de fazer escolhas que me fazem crescer como pessoa. A sabedoria mostra as pegadas que nos levam a felicidade. Por isso, o autor afirma: amei a sabedoria mais que...
·         Todos os bens me vieram com ela. Quem busca amar e viver com sabedoria recebe os bens e as relações sadias. Viver com sabedoria é renunciar a ter bens advindos de relações e produções injustas.
 
Ø  Mc 10, 17-30                        
          
Ideias centrais:
·         Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo... Certamente, esse alguém estava muito interessado falar com Jesus . Algo importante tinha para falar, pois foi atrás dele “correndo”.
·         E perguntou: ”Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Uma pergunta que revela inquietação por dois fatos: um pelo conteúdo; o outro por correr atrás de Jesus para fazer “essa pergunta”. Se não fosse importante, o jovem deixaria para outra oportunidade.
·         Jesus disse: por que me chamas de bom? Sabemos que Jesus nos conhece muito mais do que cada um de nós conhece a si mesmo. Jesus sabe quando uma expressão é sincera ou quando existe intenção de bajulação.
·         Tu conheces os mandamentos (...). Jesus conhece o jovem por dentro e sabe que ele tem formação e conhecimento dos mandamentos. Ainda assim, começa a nomeá-los, mas só aqueles que estão em relação com o próximo, acrescentando: “não prejudicarás ninguém” (dependendo da tradução a expressão pode modificar, mas o conteúdo não).
·         Tudo isso tenho observado desde minha juventude. O jovem não só conhece como já vem praticando e fazendo vida os mandamentos. Porém, ele quer algo mais, por isso correu atrás de Jesus e o chama de Mestre.
·         Jesus olhou para ele com amor e disse: só uma coisa te falta... Diante da busca sincera por parte do jovem, Jesus lança sobre ele um olhar diferente, assim expressa o evangelho: “olhou para ele com amor”. Porque só desde o amor é possível lançar um grande desafio, uma grande proposta.
·         Vai, vende tudo (...) Depois, vem e segue-me! A proposta é deixar, vender os bens que possui para depois seguir o mestre. Os bens que esse jovem tem não são relatados, mas eles podem ser bens materiais, ou os seus sonhos, ou a profissão, ou a namorada, ou a família, ou... Seja o que for que ele tem em grande estima e considera muito importante, deve deixar para trás se quiser ser ousado no seguimento de Jesus. Ele mesmo reconhece, já tem observado os mandamentos, ele quer mais.
·         Quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico. Agora sabemos que ele era muito rico, mas muito rico em quê? Tudo o que possuímos: família, sonhos, projetos, trabalho, possibilidades, namoros... Tudo é uma riqueza. O evangelho nos diz que ele foi embora abatido e cheio de tristeza... Parece que a proposta de Jesus era ousada demais para ele...
·         Não sabemos o que aconteceu com este jovem que correu atrás de Jesus, perguntou, foi olhado e desafiado com amor, e que foi embora triste e abatido. Não sabemos se sua tristeza expressou um não definitivo ou se foi embora só pesando a proposta de Jesus e sua disposição para segui-lo e em outro momento voltou correndo para topar essa proposta.
·         Sim, sabemos que Jesus aproveitou a situação para nos desafiar a cada um de nós: “E muito mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. É dizer, dificilmente entrarei no Reino de Deus se tiver em primeiro lugar meus bens, minha profissão, meus sonhos, meus amores... Se não amar e buscar a sabedoria em primeiro lugar, como o mais importante, dificilmente entrarei no Reino de Deus... Porque os mandamentos são importantes, mas Deus é o mais importante. Se Ele o desafia com amor é porque sabe que você tem condições de ir além no seguimento.
·         E se o medo e a dúvida bater no nosso coração, Jesus nos confirma: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, pai, filhos, campos, por causa de mim e do evangelho, receberá cem vezes mais, agora, durante esta vida (...)”.
Ø  Após a leitura dos textos bíblicos realiza-se uma breve reflexão. É importante pôr em relação o que foi partilhado na dinâmica com o desafio que as leituras bíblicas nos apresentam.
Ø  Sugere-se cantar a música do Pe. Zezinho: “Um jovem galileu”. Fazer eco da letra da música.
Ø  A seguir, propõe-se pôr uma música instrumental, entregar a cada jovem um coração de papel, no qual deve estar escrito: Qual é o desafio que Jesus me apresenta hoje? Após uns dez minutos de silêncio, o coordenador (es) do grupo deve convidar a partilhar o que significou o encontro para cada um. Cada membro receberá um palito de fósforo e compartilhará o tempo que este fique aceso.
Ø  Conclui-se o encontro com uma oração espontânea de agradecimento e o Pai Nosso. A seguir, o grupo escolhe uma música para cantar.
 
 
     Ir. Ana Belén – Vila Verde (Acre)

0 comentários:

Postar um comentário