terça-feira, 30 de outubro de 2012


ENCONTRO BRASILEIRO DE UNIVERSITÁRIOS CRISTÃOS
 
Como foi anunciado que eu participaria do ll EBRUC (Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos) gostaria de comunicar alguma idéia sobre o mesmo. O II EBRUC aconteceu em Curitiba, entre os dias 12 a 14 de outubro, no Colégio Marista Santa Maria. O encontro foi a nível brasileiro com participação de jovens do Chile, Argentina e outros países. O EBRUC é organizado pelo Setor Universidades da CNBB e conta com o apoio do colégio Marista e da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil)

 

Minha participação se deu pela Pastoral na Universidade da PUC Minas São Gabriel, onde atuo. De Minas Gerais, das Unidades da Puc Minas foram 2 ônibus.

 

O tema proposto para o encontro foi Educação e Cultura: areópagos da missão, com o lema: “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”, expressão baseada no Evangelho segundo São João. O II EBRUC teve como objetivo: Estimular os jovens, chamando-os a serem protagonistas da evangelização no meio universitário.

 

O encontro contou com a participação de 550 pessoas, a maioria, jovens universitários, não apenas das PUCs, mas também da federal de todo o Brasil. Vale lembrar que era um encontro de universitários cristãos, ou seja com caráter ecumênico. Tivemos a presença de vários bispos, pastor da igreja Metodista, padres, Religiosas.

 

Debateu-se sobre a ciência e a fé, sobre os desafios da missão evangelizadora nos espaços universitários diante da complexidade da sociedade contemporânea, chamando-nos a dar espaço à “Palavra de Deus que deve ser contemplada a partir da ciência” afirmou Dom Joaquim Mol. Os areópagos como espaços de discussão, de busca de conhecimento e de caminhos para se viver desde uma base evangélica e como espaços de diálogo e também de confronto.

 

Foram realizadas Oficinas com diferentes temáticas em que os jovens poderiam participar onde mais se identificassem com o tema ou sentissem maior inquietação. As temáticas foram: Ecumenismo e diálogo das religiões na universidade, A missão continental vivida na atualidade universitária com sucesso no Chile e Argentina, Desenvolvimento sustentável meio ambiente e Amazônia, Cultura africanas, Movimento estudantil na contemporaneidade, núcleo de estudantes internacionais e encontro de culturas, mídia digital e evangelização, juventude e afetividade, políticas públicas para a juventude, criação cênica, juventude e participação.

 

Ao final destacou-se o próximo encontro da juventude, o CMUC (Congresso Mundial de Universidades Católicas) na semana que antecede a JMJ 2013 no Rio de Janeiro. O CMUC vai acontecer entre os dias 18 a 21 de julho de 2013, em Belo Horizonte, na PUC Coração Eucarístico, cujo tema será “Novos tempos, novos sentidos”.

 

Aí estão algumas fotos e se quiserem mais informações é só acessar os sites: www.ebruc.setoruniversidades.org.br;  www.facebook.com/universitarioscristaos; www.cmuc.pucminas.br.

Ir. Marina - Aarão Reis / Belo Horizonte
 

0 comentários:

Postar um comentário