quinta-feira, 29 de agosto de 2013

XXI ASSEMBLEIA DA FCDB
Assembleia da Federação de Congregações Dominicanas no Brasil
Queridas Irmãs partilhamos um pouco o que foi a Assembleia da Federação de Congregações Dominicanas no Brasil. O encontro aconteceu em Amparo, São Paulo, nos dias 30-31 de agosto e 01 de setembro. Estivemos reunidas na casa de nossas irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, com 15 Irmãs participantes de 6 ramos: Anunciata, Romanas, Santa Catarina, Beata Imelda, Monteils e de São José. Esteve com o grupo por uma hora frei José Fernandes, para passar informações a respeito da Comissão Justiça e Paz.
Tema refletido: A mulher Dominicana e a Missão. Ir. Solange Damião dominicana da Congregação Romana foi quem facilitou a reflexão apontando muitas questões em torno da realidade vivida no momento atual da nossa vida religiosa, como mulheres dominicanas e da missão ao nosso redor. Apresentando suas reflexões de forma dinâmica, Ir. Solange possibilitou-nos aprofundar questões pessoais, comunitárias e de família dominicana, e, em torno ao carisma dominicano, da nossa presença nos diferentes espaços onde estamos inseridas. A missão pede um maior compromisso com as realidades de fronteiras, no grito pela vida, justiça, respeito,... de tantas situações desumanas.
O ponto de partida da reflexão foi o relato de Lucas 13,10-17, a mulher encurvada. Ao perfilar o próprio corpo com um pedaço de barbante foi iniciada a reflexão em que cada uma foi questionada pelas situações que nos levam a ficar e manter-nos encurvada, e, com perguntas orientadas cada uma foi preenchendo o corpo com diferentes fios coloridos. Com esta dinâmica o grupo tomou contato com a realidade atual de nossos grupos e comunidades. Também um breve olhar sobre as mulheres bíblicas e sua força e presença nas Sagradas Escrituras e como sustentam a missão e dão vida ao projeto de Jesus. E sempre a pergunta, quem somos, onde estamos e quais os gritos nos interpelam hoje.
Com um Power point o grupo foi motivado a aprofundar a figura de Santa Catarina de Sena, sua força, coragem,... Como praticar hoje em nossa vida dominicana as características desta Santa?
Foi destacado ainda a dimensão de circularidade – com igualdade de vez e de voz, com coresponsabilidade de todas - da missão dominicana, sempre puxando para o centro que é CRISTO. Neste sentido o destaque especial para a dimensão comunitária. Porque perdemos na encruzilhada, não sabemos que direção seguir, porque não sabemos ir à fonte, ao poço, ao rio, saciar nossa sede de coisas Verdadeiras. Não podemos envelhecer fora de época nem morrer de sede a beira da fonte.
Como foi mencionado acima frei José Fernandes passou informações a respeito da Comissão Justiça e Paz. Ele destacou a necessidade de recuperar a profecia na nossa vida cristã e dominicana. As rápidas mudanças na sociedade, as desigualdades sociais, a visão de igreja passadas na formação dominicana e as celebrações a nível dominicano para 2014, foram aspectos destacados e refletidos por José Fernandes. Quais são os espaços em que a/o dominicana/o pode fazer a diferença hoje? Foi destacada a expressão do Papa Francisco “Prefiro uma igreja acidentado do que uma igreja enferma”. Foi informado ainda que no encontro de Justiça e Paz de 2014 estará presente o Frei Tymoty Radcliff.
No final a representante de CODALC passou informações sobre o projeto do Haiti e outras assuntos.
 
Ir. Marina op
             
 
 



 
 

0 comentários:

Postar um comentário