quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Novas Gerações


                                                 

II Congresso Novas Gerações CRB Nacional, na experiência das Irmãs. Penha e Dorisdete.

 
 



 
 

 Nos dia 09 a 12 de fevereiro de 2013, no Centro de Eventos  Pe. Vitor Coelho de Almeida, no Santuário de Aparecida, São Paulo, participamos do II Congresso Novas Gerações, CRB Nacional, com o tema: “Tecendo novas relações, construindo caminhos” e o lema: “Ardia nosso coração quando Ele nos falava no caminho”. O desenvolvimento do encontro realizou-se através de palestras, dinâmicas, Via-Sacra, Eucaristia, etc.

Queremos destacar nesta resenha o que consideramos mais relevante nesta rica experiência. Inicialmente as palavras de presidente da CRB nacional Ir. Marian deu a tônica do que seria o encontro. Ela destacou o objetivo do encontro do Congresso como momento de iluminar a Vida Religiosa no Brasil, alentou a todo o grupo com palavras de aquecer o coração de todos os presentes. Disse que quando caminhamos nem sempre caminhamos porque temos que chegar a algum lugar e que encontramos pessoas caminhando somente pelo prazer, mas para nós o caminho tem nome, Jesus, “Eu sou o caminho”. Falou também da urgência em superar a frieza e a indiferença existente em nossas comunidades. Dizia-nos Marian: “Deixem-se machucar pela paixão de Deus”.

Outra presença marcante foi a do Ir. Murad. Dizia ele há muitos espelhos e poucas janelas para sentir o mundo, que parece que ficamos insensíveis à dor humana e que a Boa Nova de Jesus é quebrar espelhos e abrir janelas e portas reais e não virtuais.

Também Ir.Annette, fez nosso coração arder com suas palavras quando nos dizia, citando São Bernardo, que devemos beber a água do próprio santuário, que é preciso descer ao santuário interior e ancorar minha vocação na raiz onde nenhum sentimento ruim entra em nós., porque só em Deus se encontra o nosso desejo fundante. Dizia ainda que no momento de desânimo se perde a confiança, então se faz necessário refazer o caminho das relações.

Sentimo-nos inquietas diante da presença, da motivação e alegria de religiosas idosas, sendo um exemplo e testemunho de VIDA doada com gosto e entusiasmo.

 
Como sempre acontece nestes encontros a riqueza da partilha de vida com religiosas de outras congregações, quando trocamos experiências de nossas alegrias, vida, missão, frustrações, anseios,...

 
Enfim, agradecemos a nossa Congregação por esta oportunidade que nos ajuda e muito em nosso processo e nosso crescimento pessoal, vocacional, comunitário... e nos ajuda a tecer novas relações na Vida Religiosa Consagrada.

 

Irmãs Penha e Dorisdete

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário