terça-feira, 20 de novembro de 2012

 

ENCONTRO PARA JOVENS: Jesus Cristo Rei do Universo..

TEMA: JESUS É O REI DA VERDADE.

Material a providenciar antes do encontro: confeccionar uma coroa de rei; levar escrito em papeizinhos os nomes de todos os membros do grupo; levar um pano ou lençol vermelho ou colorido.

Iniciamos o encontro com uma música – a escolha –

Introdução:

Neste domingo, último do calendário cristão ou do ano litúrgico, refletimos sobre o sentido do poder e da autoridade.

Todos temos poder nos lugares onde vivemos, trabalhamos, estudamos, convivemos. Relações de poder constituem nossa vida. Hoje, vamos imaginar que sou o rei ou rainha deste grande país, como antigamente acontecia.

Dinâmica inicial:


Antes da reunião o(s) coordenadores preparam o ambiente. No centro da sala põem no chão um pano colorido, uma Bíblia, uma vela a coroa e os panos ou lençol.

Dinâmica: “REI POR UM INSTANTE”

Todos estamos sentados em círculo, de preferência. O coordenador/a convida todos a fechar os olhos e imaginar ser um rei ou rainha. A seguir, sorteia um nome. A pessoa sorteada vai à frente de todos e recebe do coordenador a coroa sobre a cabeça, enquanto o coordenador diz: (nome), você é rei/rainha por cinco minutos. Começar um diálogo com o jovem rei ou rainha, podem ser utilizadas algumas perguntas como: o que você está fazendo por seu reinado? Como será seu castelo? Como viverá o povo no seu reino? Depois, sortear outro nome e fazer o mesmo processo. Uma vez que todos os jovens do grupo participaram da brincadeira, perguntar se Jesus fez alguma menção sobre o poder, os poderosos, os reis e os reinados. Perguntar também se Ele falou de algum reino, se a Ele o quiseram fazer rei e se Ele foi rei. É o momento oportuno para, depois dos jovens falarem, abordar o Reino de Deus. Este momento pode concluir-se com a música “Balada por um certo Reino” do Pe. Zezinho. É interessante trabalhar a letra da música e os sentimentos que surgem.

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA NOSSA VIDA: (Pode ser utilizado o folheto dominical ou a Bíblia para acompanhar as leituras).

Ø  Jo 18, 33-37                          

          

Ideias centrais:

ü  Naquele tempo, Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos Judeus?” Pilatos era romano. O seu povo, os romanos, tinham invadido as terras de Israel, o país dos Judeus. Jesus era judeu. E Pilatos lhe pergunta se Ele é o rei dos judeus, aquele que tem poder para dominar.

ü  Jesus respondeu: “Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram de mim?” Jesus interpela a Pilatos de tal forma que ele possa perceber de onde vem a sua dúvida: dos outros ou dele mesmo?

ü  Por acaso sou Judeu? O teu povo e os Sumos Sacerdotes te entregaram a mim. Pilatos responde a Jesus indiretamente. Ele não é judeu e não quer se envolver no assunto. Explica que Jesus só está diante dele porque o povo judeu e os sacerdotes o entregaram.

ü  Jesus respondeu: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Jesus responde a pergunta de Pilatos. O seu reino não é deste mundo, porque neste mundo reis e rainhas, políticos e poderosos confundem autoridade com poder e dominação, utilizam a violência para impor suas vontades, apoiam situações de injustiça para se lucrar, preocupam-se com aparência para agradar e permanecer nesse status. Se o reino de Jesus fosse deste mundo, Ele também teria utilizado a violência e as armas para não cair nas mãos dos judeus.

ü  Então, tu és rei? A pergunta direta e insistente.

ü  Tu o dizes: Eu sou rei. Mas um rei diferente. Ao longo de sua vida pública Jesus fala do Reino de Deus, das suas características, de como o povo deve viver, dos sinais: o amor, a justiça, o perdão, a partilha, a paz, a fraternidade, a simplicidade.

ü  Eu nasci e vim ao mundo para (...) dar testemunho da verdade. Aqui Jesus apresenta sua missão como rei: dar testemunho da verdade, do que realmente é, sem interesses pessoais ou de pequenos grupos, sem manipulação.

ü  Todo aquele que é da verdade escuta minha voz. Esta é a interpelação que Jesus lança neste momento a Pilatos, agora a cada um de nós: sou do “time da verdade”, escuto com todo meu ser a voz de Jesus? Se assim for, eu faço parte do povo de Deus, e neste, Jesus é o rei e nossa vida participa do Reino de Deus. Neste reino não existem ameaças nem violência. O único caminho é o amor que faz possível o respeito, o cuidado, o perdão, a partilha, a correção e até entregar a vida. As fronteiras deste reinado são constituídas pela liberdade; porque Jesus é rei daqueles que escutam sua voz.

Ø  Dinâmica: Dividir em pequenos grupos. Cada grupo vai pensar uma música que fale do Reino de Deus.  No momento da apresentação, o grupo explica porque escolheu essa música. O coordenador/a recolhe tudo que foi refletido no encontro. Concluir-se-á com uma oração espontânea.

Ir. Ana Belén – Vila verde / Acre

0 comentários:

Postar um comentário